Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Arquivo Distrital do Porto
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
FINDING AIDS
ONLINE SERVICES
HELP
Javascript is not enabled
MON/CVSJCDPRT
Convento de São José das Carmelitas Descalças - Porto
1734/1780
0005
Livro do recibo
1771/1780
0006
Registos de juros
0007
Livro velho de memórias e obrigações
1734/1734
0008
Registos de distrate
0011
Tombo das Carmelitas do Porto
1763/1776
Convento de São José das Carmelitas Descalças - Porto
Description level
Fonds
Reference code
PT/ADPRT/MON/CVSJCDPRT
Title type
Formal
Date range
1734
to
1780
Dimension and support
Papel
Extents
5 Livros
0,2 Metros lineares
Biography or history
A Ordem das Carmelitas Descalças obteve autorização de D. Pedro II para fundar um convento no Porto, em 1701. A Câmara concordara com a condição de as mulheres nobres terem prioridade de admissão. As obras do convento decorreram entre 1702 e 1732.
O cerco do Porto, em 1832, precipitou a saída das relegiosas deste convento. Em 1833, a Comissão Administrativa dos bens dos extintos conventos tomou conta do edifício e do que nele existia por ter sido abandonado pelas religiosas.
As Monjas Carmelitas Descalças formam parte de uma Família Religiosa, que vem na esteira do monaquismo oriental e que tem como inspiradores os Padres Antigos do Monte Carmelo, particularmente o Profeta Elias e Eliseu. No século XVI, Santa Teresa de Jesus, monja Carmelita do Mosteiro da Encarnação de Ávila, reforma a Ordem, querendo voltar ao primitivo fervor do Monte Carmelo, e dando-lhe um cunho missionário e apostólico.
"A primeira «Fórmula de vida» carmelitana encontra-se expressa na Regra de Santo Alberto de Jerusalém."(const.I,3) Esta Regra data do início do século XIII.
"Olhando os Padres Antigos do Carmelo, especialmente o Profeta Elias, a Ordem toma uma consciência mais viva da sua vocação contemplativa, orientada por completo à escuta da Palavra de Deus - LECTIO DIVINA - em completa solidão e total separação do mundo."(cfr.const.I,2)
Geographic name
Porto
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro)
Acquisition information
Esta documentação veio transferida da Repartição de Finanças do Porto para este Arquivo, juntamente com os outros cartórios monásticos masculinos do distrito em 1934.
Scope and content
A documentação deste fundo abarca predominantemente duas grandes áreas funcionais: administração eclesiástica, e gestão financeira. Contém registos do convento do livro de recibos, do livro de juros, do livro velho de memórias e de obrigações e do livro de distrate.
Arrangement
Ordenação cronológica
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado devido ao estado de conservação
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o número e tipo de documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Documentação em estado regular
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística
Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005, cumulativamente com a descrição disponível através da aplicação de descrição arquivística Arqbase.
Creation date
13/06/2012 00:00:00
Last modification
09/01/2024 11:28:28
Add to my list
© 2013 - Arquivo Distrital do Porto |
info@adporto.dglab.gov.pt
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled