Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Arquivo Distrital do Porto
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
FINDING AIDS
ONLINE SERVICES
HELP
Javascript is not enabled
ACD/CRPRT
Casa da Roda do Porto
1683-02-08/1955-12-06
AE
Assistência a Expostos
1683-02-08/1955-12-06
001
Partes da Directora
1813-03-01/1884-12-31
00001
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 1 de Julho
1850-06-30/1850-07-01
00002
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 2 de Julho
1850-06-30/1850-07-02
00003
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 3 de Julho
1850-07-03/1850-07-03
00004
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 4 de Julho
1850-07-04/1850-07-04
00005
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 5 de Julho
1850-07-04/1850-07-05
00006
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 6 de Julho
1850-07-05/1850-07-06
00007
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 7 de Julho
1850-07-06/1850-07-07
00008
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 8 de Julho
1850-07-08/1850-07-08
00009
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 9 de Julho
1850-07-09/1850-07-09
00010
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 10 de Julho
1850-07-10/1850-07-10
00011
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 11 de Julho
1850-07-10/1850-07-11
00012
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 12 de Julho
1850-07-11/1850-07-12
00013
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 13 de Julho
1850-07-13/1850-07-13
00014
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 14 de Julho
1850-07-13/1850-07-14
00015
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 15 de Julho
1850-07-15/1850-07-15
00016
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 16 de Julho
1850-07-15/1850-07-16
00017
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 17 de Julho
1850-07-16/1850-07-17
00018
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 18 de Julho
1850-07-16/1850-07-18
00019
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 19 de Julho
1850-07-18/1850-07-19
00020
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 20 de Julho
1850-07-19/1850-07-20
00021
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 21 de Julho
1850-07-20/1850-07-21
00022
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 22 de Julho
1850-07-21/1850-07-22
00023
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 23 de Julho
1850-07-23/1850-07-23
00024
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 24 de Julho
1850-07-23/1850-07-24
00025
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 25 de Julho
1850-07-25/1850-07-25
00026
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 26 de Julho
1850-07-25/1850-07-26
00027
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 27 de Julho
1850-07-26/1850-07-27
00028
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 28 de Julho
1850-07-27/1850-07-28
00029
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 29 de Julho
1850-07-28/1850-07-29
00030
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 30 de Julho
1850-07-29/1850-07-30
00031
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 30 de Julho
1850-07-30/1850-07-31
00032
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 1 de Abril
1850-03-31/1850-04-01
00033
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 2 de Abril
1850-04-01/1850-04-02
00034
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 3 de Abril
1850-04-01/1850-04-03
00035
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 4 de Abril
1850-04-03/1850-04-04
00036
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 5 de Abril
1850-04-04/1850-04-05
00037
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 6 de Abril
1850-04-05/1850-04-06
00038
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 7 de Abril
1850-04-06/1850-04-07
00039
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 8 de Abril
1850-04-07/1850-04-08
00040
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 9 de Abril
1850-04-08/1850-04-09
00041
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 10 de Abril
1850-04-09/1850-04-10
00042
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 11 de Abril
1850-04-11/1850-04-11
00043
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 12 de Abril
1850-04-11/1850-04-12
00044
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 13 de Abril
1850-04-12/1850-04-13
00045
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 14 de Abril
1850-04-13/1850-04-14
00046
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 15 de Abril
1850-04-15/1850-04-15
00047
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 16 de Abril
1850-04-15/1850-04-16
00048
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 17 de Abril
1850-04-16/1850-04-17
00049
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 18 de Abril
1850-04-16/1850-04-18
00050
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 19 de Abril
1850-04-18/1850-04-19
00051
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 20 de Abril
1850-04-19/1850-04-20
00052
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 21 de Abril
1850-04-20/1850-04-21
00053
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 22 de Abril
1850-04-21/1850-04-22
00054
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 23 de Abril
1850-04-22/1850-04-23
00055
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 24 de Abril
1850-04-23/1850-04-24
00056
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 25 de Abril
1850-04-24/1850-04-25
00057
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 26 de Abril
1850-04-25/1850-04-26
00058
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 27 de Abril
1850-04-27/1850-04-27
00059
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 28 de Abril
1850-04-28/1850-04-28
00060
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 29 de Abril
1850-04-28/1850-04-29
00061
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 30 de Abril
1880-04-30/1880-04-30
00062
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 02 de Fevereiro
1880-02-02/1880-02-02
00063
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 03 de Fevereiro
1880-02-03/1880-02-03
00064
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 04 de Fevereiro
1880-02-04/1880-02-04
00065
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 05 de Fevereiro
1880-02-05/1880-02-05
00066
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 06 de Fevereiro
1880-02-06/1880-02-06
00067
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 07 de Fevereiro
1880-02-07/1880-02-07
00068
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 08 de Fevereiro
1880-02-08/1880-02-08
00069
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 09 de Fevereiro
1880-02-08/1880-02-09
00070
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 10 de Fevereiro
1880-02-10/1880-02-11
00071
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 11 de Fevereiro
1880-02-11/1880-02-12
00072
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 12 de Fevereiro
1880-02-12/1880-02-12
00073
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 13 de Fevereiro
1880-02-13/1880-02-13
00074
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 14 de Fevereiro
1880-02-14/1880-02-14
00075
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 15 de Fevereiro
1880-02-15/1880-02-15
00076
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 16 de Fevereiro
1880-02-16/1880-02-16
00077
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 17 de Fevereiro
1880-02-17/1880-02-17
00078
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 18 de Fevereiro
1880-02-18/1880-02-18
00079
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 19 de Fevereiro
1880-02-19/1880-02-19
00080
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 20 de Fevereiro
1880/1880-02-20
00081
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 21 de Fevereiro
1880/1880-02-21
00082
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 22 de Fevereiro
1880/1880-02-22
00083
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 23 de Fevereiro
1880/1880-02-23
00084
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 24 de Fevereiro
1880/1880-02-24
00085
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 25 de Fevereiro
1880/1880-02-25
00086
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 26 de Fevereiro
1880/1880-02-26
00087
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 27 de Fevereiro
1880/1880-02-27
00088
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 28 de Fevereiro
1880/1880-02-28
00089
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 29 de Fevereiro
1880-02-29/1880-02-29
00090
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 05 de Março
1830-03-04/1830-03-05
00091
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 07 de Março
1830-03-06/1830-03-07
00092
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 08 de Março
1830-03-07/1830-03-08
00093
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 10 de Março
1830-03-10/1830-03-10
00094
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 11 de Março
1830-03-07/1830-03-11
00095
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 12 de Março
1830-03-11/1830-03-12
00096
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 13 de Março
1830-03-13/1830-03-13
00097
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 14 de Março
1830-03-13/1830-03-14
00098
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 15 de Março
1830-03-14/1830-03-15
00099
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 16 de Março
1830-03-15/1830-03-16
00100
Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 17 de Março
1830-03-16/1830-03-17
Show more
Partes da Directora
Description level
Series
Reference code
PT/ADPRT/ACD/CRPRT/AE/001
Title type
Formal
Date range
1813-03-01
to
1884-12-31
Dimension and support
Papel; cada um dos maços que compõe esta série tem a dimensão 35x24,5x0,5cm.
Scope and content
Processos de recepção das crianças expostas.
Em 1783, a administração da Roda descreveu esta documentação do seguinte modo: «(…) Assim que se entrega ao Provedor a carta da Directora da Roda, o que se costuma fazer pela manham cedo, a qual carta consta das crianças, que tem entrada na Roda a que chamão = Parte =, e o estado geral, e diario della, a que chamão = Mappa = (…)».
Esta documentação rara e frágil – que representa a face mais humana do processo de abandono e assistência aos expostos – foi preservada em maços, acondicionados em caixas.
Nos invólucros analisados encontramos sobretudo: partes; certidões de baptismo dos expostos; bilhetes e objectos – também designados por sinais – deixados com as crianças no momento do abandono na roda.
Nas partes, a Directora abria um registo para cada criança abandonada na roda, viva ou morta.
Quando a criança entrava viva anotava: a data (dia e mês) e hora da exposição da criança; a idade aproximada; se trazia indicação ou não do nome que se lhe deveria pôr no baptismo; descrevia minuciosamente o enxoval que trazia; indicava se vinha acompanhada de um bilhete de abandono e a calça que lhe atribuía.
Quando a criança já entrava morta assentava: a data e hora de entrada; a idade aproximada e o enxoval que trazia.
Cada registo apresenta dois números: o primeiro, atribuído pela Directora, acompanha a ordem diária de entrada na roda. O segundo número parece ter sido acrescentado posteriormente.
Para além destas e outras informações, esta funcionária anotava os falecimentos das crianças no edifício da Casa da Roda (nome da criança; livro; data (dia, mês e ano) e hora aproximada em que o ocorreu o falecimento).
As certidões de baptismo contêm as seguintes informações: nome dos expostos baptizados; referência ao tipo de baptismo realizado (sub conditione); local onde foi realizado o baptismo; data (dia, mês e ano); nome e morada dos padrinhos e assinatura do Pároco.
Os bilhetes deixados com as crianças no momento do abandono na roda – atendendo à variedade de produtores e de objectivos – apresentam um conteúdo similar, mas ao mesmo tempo bastante diversificado.
Após a saída da Misericórdia da administração da Roda, esta série mantém as mesmas características: relatório diário da entrada de crianças na Casa da Roda do Porto (mais tarde também no Hospício dos Expostos do Porto), elaborado pela Directora da instituição. Este relatório, designado de “Parte”, era geralmente constituído pelos assentos interinos de entrada de cada criança, a nota do baptismo, os bilhetes de abandono e/ou sinais que acompanhavam os expostos, assim como guias para a admissão no Hospício.
Estes elementos eram guardados num invólucro feito de papel – através de um método de dobragem que constituía uma espécie de envelope – endereçado ao Vereador dos Expostos (mais tarde ao Director do Hospício) -, onde era anotada a data e o número da última criança que tinha entrado naquele dia. Era elaborado um invólucro por dia, mesmo quando não se verificava a entrada de nenhuma criança, caso em que apenas era referida a data e a eventual referência ao falecimento de algum exposto, caso este tivesse ocorrido no interior do Hospício. Estes invólucros eram anexados por meses, formando os maços que constituem esta série documental.
Os assentos interinos das crianças contêm todas as circunstâncias da entrada na instituição, tal como: hora, data, descrição do vestuário e enxoval, referência aos bilhetes de abandono e sinais que acompanhavam a criança (pequenos escritos e objectos para identificação da criança), assim como o número identificativo da mesma (o número de ordem de entrada no dia e o número de ordem de entrada no ano). Após os assentos de entradas, a Directora anotava os expostos que tinham falecido naquele dia, no interior da Roda / Hospício.
Os bilhetes de abandono e os sinais identificativos das crianças ficavam guardados nas Partes respectivas, excepto nos casos em que foram anexados aos assentos das Entradas ou aos Processos de Admissão. A cada bilhete era atribuído o número correspondente de ordem de entrada no dia da criança e era depois transcrito no assento definitivo da mesma nas Entradas.
A nota do baptismo ministrado pelo Capelão do Hospício contém a data, nome e número das crianças e assim como o nome dos padrinhos. Esta nota apenas era elaborada caso a criança fosse baptizada na Roda / Hospício, ou seja, se não houvesse nenhuma indicação de que já tinha sido devidamente baptizada.
Nas Partes podem ainda encontrar-se guias ou pedidos de admissão, emanados pelas autoridades administrativas, policiais, judiciais ou de outras instituições, como hospitais.
Nalguns maços de Partes encontra-se o Movimento Diário da Roda, que contém a data, as entradas de crianças, as saídas, falecimentos (todos estes campos têm a discriminação do género das crianças, criação de leite ou de seco e se a entrada foi por abandono na Roda ou apresentação na Secretaria), estado sanitário e pessoal, com a indicação do número de amas de leite, amas de seco e cozinheiras existentes na Casa da Roda.
As Partes da Directora eram diariamente entregues na Secretaria da Casa da Roda, e serviam de base para a elaboração dos livros de Entradas.
Arrangement
Ordenação cronológica
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Todos os documentos possuem cópias de consulta digitais
Acesso interdito aos originais por razões de segurança e conservação dos documentos.
Documentação em estado: Regular
Notes
Intervenção de conservação e restauro entre 2012 e 2016.
Creation date
27/06/2012 00:00:00
Last modification
02/09/2022 11:46:14
Add to my list
© 2013 - Arquivo Distrital do Porto |
info@adporto.dglab.gov.pt
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled