Lactações Concedidas pela Comissão Distrital do Porto

Description level
SSR SSR
Reference code
PT/ADPRT/ACD/CRPRT/ANE/011-003
Date range
1879-07-12 Date is certain to 1887-06-14 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
5 Livros
Scope and content
Registo da atribuição de subsídios de lactação pela Comissão Distrital do Porto, destinados a auxiliar as mães e famílias necessitadas durante o período de aleitamento das crianças e, deste modo, evitar a exposição das mesmas. Os subsídios consistiam em pagamentos mensais efectuados à mãe ou familiar, pelo que estas crianças não eram expostas nem se encontravam a cargo de amas do Hospício dos Expostos. Com a passagem administrativa do Hospício para a posse da Junta Geral de Distrito, em Fevereiro de 1879, os subsídios de lactação passaram ser concedidos pela Comissão Distrital do Porto.

Cada assento contém as seguintes informações: nome da criança, número da lactação, identificação da requerente, estado civil desta (no caso de ser casada, indicam o nome do marido), data de início da concessão do subsídio de lactação, pagamentos, indicação da data do despacho de concessão da lactação pela Comissão Distrital do porto, tempo de concessão de lactação (geralmente, até a criança completar um ano de idade), número de processo da concessão de lactação, assim como vários dados sobre a criança (exemplo: falecimento durante o período de lactação) e sobre a concessão do subsídio (exemplo: prolongamento ou cessação do mesmo).

Apenas referimos as informações que surgem frequentemente, pois estas são registadas num modelo impresso, idêntico ao dos livros de Saídas, e a maioria dos campos encontra-se em branco e outros são adaptados à informação em causa (por exemplo, a identificação da requerente do subsídio que surge no campo relativo ao nome da ama).

Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Regular
Creation date
27/06/2012 00:00:00
Last modification
13/11/2018 15:23:23