Caixa Económica "A Reforma"

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/ADPRT/EMP/BJMFG-01
Title type
Formal
Date range
1905 Date is certain to 1954-07-02 Date is certain
Biography or history
Caixa económica de socorros mútuos, anexa ao Montepio da Classe Comercial do Porto. Constituída em 1905. Estatutos de 1905, 1910, Reconstituída em Julho de 1917, por deliberação do Montepio. Os seus estatutos foram aprovados em acta da direcção do Montepio de 1917-07-25. Desenvovleu actividade bancária: captação de depósitos, à ordem e a prazo, e concessão de empréstimos sobre penhores, ou outras garantias. Iniciou actividades em 17 de Setembro de 1917.



Como órgãos superiores, tinha Direcção e Conselho Fiscal.
Geographic name
Porto
Legal status
A comunicabilidade dos documentos, está sujeita à legislação que rege o regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro) e a legislação mais específica de acordo com os casos.
Custodial history
Documentação encontrada entre o fundo Casa Bancária Joaquim Martins Fernandes Guimarães & Cia. Desconhece-se porque motivo esta documentação foi inserida entre o arquivo da referida casa bancária.

Após o encerramento de actividades da casa bancária, a documentação foi enviada para a Delegação no Porto da Inspecção do Crédito Bancário e posteriormente remetida aos Serviços do Ministério das Finanças. Em 1987, a Direcção de Finanças do Distrito do Porto, transferiu a documentação para o Arquivo Distrital do Porto na sequência do Despacho da Exma. Senhora Secretária do estado da Cultura de 28 de Outubro de 1987. De salientar que a documentação deste fundo sofreu uma parcial destruição, devido a incúria e abandono o que afecta a sua integridade. Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto, o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005.
Scope and content
Documentação relativa à actividade da caixa económica, destacando-se as actividades de concessão de crédito, captação de depósitos, e arrendamento de imóveis. Inclui ainda documentos de escrituração interna: livros de caixa, livros razão, actas, balancetes etc.
Arrangement
Ordenação cronológica e alfabética
Access restrictions
As unidades arquivísticas poderão ter o acesso condicionado, devido ao estado de conservação.
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo, ao número, tipo de documentos, estado de conservação e o fim a que se destina.
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Unidades de instalação em estado de conservação maioritariamente regular, algumas em mau estado.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística
Creation date
10/08/2012 00:00:00
Last modification
06/03/2020 16:04:34