Casa Bancária Joaquim Martins Fernandes Guimarães & Cª

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/EMP/BJMFG
Title type
Formal
Date range
1905 Date is certain to 1960-01-31 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
155,3 Metros lineares
Biography or history
A Casa Bancária Joaquim Martins Fernandes começou a exercer a sua actividade a partir de 1909 e a sua sede localizava-se na Rua do Almada, na cidade do Porto. Fazia todas as operações bancárias e comerciais, nomeadamente o pagamento de saques, execução de ordens de pagamento e cobranças. Esta casa bancária possuía uma vasta rede de agências e correspondentes em todo o país, ilhas e colónias. Em 1920 tinha relações comercias com diversas casas bancárias, Fonsecas Santos e Viana, Banco Espírito Santo, Banco Nacional Ultramarino, Banco de Barcelos, Banco Henry Burnay, Banca Italiana Di Sconto, Banco Espanhol do Rio da Prata, entre outras. De salientar o volume de negócios com o Brasil: Banco Brasileiro Alemão, Banco Ítalo Brasileiro, Banco Campineiro, Banco da Província do Rio Grande do Sul etc. Em 1932 é referido em diversa correspondência a redução do volume de negócios devido a restrições cambiais. Em 1939 é nomeada a comissão liquidatária da Casa Bancária Joaquim Martins Fernandes, que vai fazer a liquidação do vasto acervo desta firma (quintas, prédios, casas, diversos títulos, moedas em ouro e prata, automóveis etc.), liquidação que se prolonga até 1943.
Geographic name
Porto
Legal status
A comunicabilidade dos documentos, está sujeita à legislação que rege o regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro) e a legislação mais específica de acordo com os casos.
Custodial history
Após o encerramento de actividades a documentação foi enviada para a Delegação no Porto da Inspecção do Crédito Bancário e posteriormente remetida aos Serviços do Ministério das Finanças. Em 1987, a Direcção de Finanças do Distrito do Porto, transferiu a documentação para o Arquivo Distrital do Porto na sequência do Despacho da Exma. Senhora Secretária do estado da Cultura de 28 de Outubro de 1987. De salientar que a documentação deste fundo sofreu uma parcial destruição, devido a incúria e abandono o que afecta a sua integridade.
Acquisition information
Transferência da Direcção de Finanças do Distrito do Porto em 1987.
Scope and content
Documentação relativa à actividade da casa bancária, destacando-se as letras à cobrança, letras sobre o estrangeiro, copiadores de correspondência nacional e estrangeira (ex. Brasil), os livros de caixa, diários, contas correntes, actas, balancetes, informação sobre correspondentes etc.
Arrangement
Classificação orgânico-funcional e ordenação cronológica, temática e alfabética.

Access restrictions
As unidades arquivísticas poderão ter o acesso condicionado, devido ao estado de conservação.
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo, ao número, tipo de documentos, estado de conservação e o fim a que se destina.
Language of the material
Por (português); eng (inglês); fra (francês); spa (espanhol); ger (alemão)

Physical characteristics and technical requirements
Unidades de instalação em estado de conservação maioritariamente regular, algumas em mau estado.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto, o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005.
Creation date
26/06/2012 00:00:00
Last modification
08/01/2024 11:52:59