Relação com os sócios

Description level
Section Section
Reference code
PT/ADPRT/ASS/CCPC/RS
Title type
Atribuído
Date range
1966-07-01 Date is certain to 1972-12-31 Date is certain
Dimension and support
papel
Extents
95 Folhas
4 Capilhas
1 Macetes
2 Livros
2 Caixas
Biography or history
De acordo com os seus estatutos, poderiam ser sócios desta Cooperativa quaisquer pessoas singulares ou coletivas. A sua admissão fazia-se por proposta à Direção, assinada pelo proponente e por dois sócios. Decidido pela Direção admitir o proponente este só se considerava sócio depois de ter efetuado o pagamento da primeira prestação do capital e da primeira quota administrativa.

Os sócios possuíam os seguintes direitos: usufruir de todos os benefícios concedidos pela sociedade, mediante os encargos e de harmonia com o disposto nos estatutos e nos regulamentos que viessem a ser aprovados em Assembleia Geral; suspender as contribuições à sociedade por falta de trabalho ou de recursos ou ainda por qualquer outro motivo atendível mediante requerimento justificado que seria apreciado e decidido pela Direção; exonerar-se de sócio e ser reembolsado do seu capital no caso de exoneração ou exclusão.

Os sócios tinham as seguintes obrigações: pagar o capital que subscreveram nos prazos estabelecidos na proposta de admissão; satisfazer mensalmente uma quota administrativa e pagar uma jóia.

Eram motivos de exclusão dos sócios os seguintes fatores: o atraso de seis meses no pagamento das quotas; a não liquidação de duas prestações seguidas do capital subscrito; prejudicar de forma concreta e reconhecida pela Direção os objetivos estatutários e realizações da sociedade. A exclusão dos sócios era da competência da Assembleia Geral, por proposta da Direção ou de qualquer sócio. A Direção poderia proceder à suspensão imediata de qualquer sócio quando o entendesse, apresentando à primeira Assembleia Geral subsequente a proposta de exclusão devidamente instruída, podendo o sócio suspenso recorrer de tal decisão para uma Assembleia Geral extraordinária especialmente convocada a seu pedido.

Na reunião geral de sócios de 1969-12-19 ficou decidido que as "reuniões gerais de sócios passavam a ter carácter deliberativo no que respeita à programação geral da Confronto e aos métodos a realizar para a executar."
Scope and content
Documentação referente às interconexões relacionais, administração e sinergias existentes entre esta Cooperativa e os seus associados. Contém: documentos das reuniões gerais de sócios, correspondência recebida e expedida de assuntos internos com os sócios, correspondência recebida com sugestões e propostas, informações internas e documentos de contribuições financeiras.
Language of the material
por (português), spa (espanhol)
Creation date
04/05/2017 14:09:31
Last modification
07/11/2017 10:53:42