Confronto - Cooperativa de Promoção Cultural, S.C.R.L.

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/ASS/CCPC
Title type
Formal
Date range
1966-01-01 Date is uncertain to 1977-12-21 Date is certain
Dimension and support
6 cx. (0,72 m.l.); papel
Extents
1758 Folhas
5 Livros
8 Capilhas
1 Macetes
2 Caixas
Biography or history
A 19 de setembro de 1966, na cidade do Porto, foi constituída uma sociedade cooperativa anónima de responsabilidade limitada com a denominação "Confronto - Cooperativa de Promoção Cultural, S.C.R.L.".

A primeira sede social funcionou na Praça Guilherme Gomes Fernandes, nº 100, 3º andar (a que designavam de "atelier"). Em novembro de 1966 realizaram um contrato de arrendamento de uma sala situada na mesma Praça, nº 32, 2º andar. Em junho de 1969 alteraram a sua sede para a Rua de Santo António, nº 150, 2º andar [atual Rua 31 de Janeiro].

Segundo informações presentes na circular de 1966-04-17, a Confronto nasce com o objetivo de ser "uma cooperativa que, prosseguindo objetivos de diálogo, desenvolvimento de um espírito comunitário e abertura de perspetivas de ação, facultasse os meios de atuação comum de pessoas de diversas formações ideológicas, integradas numa mesma atitude de reconhecer as exigências de uma ordem social baseada no respeito pela dignidade e direitos fundamentais da pessoa humana, na liberdade de consciência, na justiça económica e na fraternidade e igualdade em direitos e dignidade de todos os homens."

De acordo com os seus estatutos, era objeto desta sociedade: "facultar aos seus sócios a maior defesa económica nos artigos que pudessem adquirir ou produzir; instalar casas de férias para sócios e famílias; promover o aperfeiçoamento moral, cultural e técnico dos sócios e suas famílias, nomeadamente através de: compra e distribuição de livros e publicações; instalação de bibliotecas, escolas e gabinetes técnicos; organização de cursos, reuniões e conferências; fornecimento de livros e outro material indispensável às atividades acima referidas; elaboração de estudos e projetos económico-sociais; obtenção para os seus sócios de estágios e bolsas de estudo."

O grupo inicial de pessoas desta Cooperativa contava com: Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro (advogado); Benjamim Santos (engenheiro); José Carlos Marques (estudante); António Leite Castro (industrial); Regina Brito (assistente social); Carlos Pereira Lima (estudante); Maria Helena Silva (assistente social); Mário Idalino da Costa Brochado Coelho (estagiário de advocacia); António Fontes (médico).

Esta Cooperativa era composta por três orgãos administrativos e de gestão: Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal. As informações relativas à Direção e à Assembleia Geral foram facultadas ao nível das respetivas secções com essa denominação. Quanto ao Conselho Fiscal, de acordo com os seus estatutos, era composto por três membros, um dos quais era o Presidente, eleitos por dois anos. Tanto os diretores como os membros do Conselho Fiscal poderiam ser reeleitos uma ou mais vezes. As funções dos diretores e dos membros do Conselho Fiscal poderiam ser remuneradas se a Assembleia Geral assim o deliberasse. Os primeiros membros do Conselho Fiscal foram: Carlos Castro Fernandes (Presidente), Juvenal de Freitas Furtado (Vice-Presidente) e Eduardo Martins da Silva (Vogal).

Segundo as bases gerais regulamentares dos Serviços e das Secções, os Serviços organizavam-se segundo um "regime geral", segundo as quais estes dispunham "apenas de autonomia administrativa (...) devendo trabalhar sempre em íntima colaboração com a Direção". Em cada serviço havia "um ou mais responsáveis escolhidos pela Direção" (...) devendo estes "ser ouvidos sempre que a Direção tivesse em discussão qualquer projeto que dissesse respeito diretamente ao objeto da atividade dos serviços".

De acordo com as mesmas bases gerais regulamentares, as Secções dispunham de um "regime especial", segundo as quais não tinham autonomia financeira, mas possuíam "toda a autonomia de administração e de orientação de atividades (...). Porém, as suas relações com organismos exteriores à cooperativa, assim como todas as atividades com reflexos exteriores deveriam merecer a aprovação prévia da Direção".

Para além dos Serviços, Secções e Grupos descritos, existem referências a outros nos documentos presentes neste fundo arquivístico: Serviço de Explicações, Serviço Cultural, Serviço de Consultas Jurídicas, Serviço de Consultas Médicas, Serviço Comercial, Serviço de babysitting; Secção de Estudo do Meio, Secção Social e Cultural, Secção de Estudos Cooperativistas e Secção Juvenil; Grupo Escola Livre, Grupo Educação de Base e Animação Cultural, Grupo de Urbanismo e Grupo de Debate sobre a Escola.

Esta Cooperativa ao longo da sua existência passou por vários processos de reestruturação e redistribuição de cargos e tarefas, pois houveram alguns problemas organizativos e críticas à atuação da Direção por parte de sócios. Assim, com a redefinição da política de atuação e de forma a coadjuvar a ação diretiva, foi criada em março de 1967 uma Comissão de apoio à Direção composta por Pedro Vilas Boas, Jorge Bessa, Maria Beatriz Praça e Armando Bacelar.

A 20 de janeiro de 1968, perante uma intensa atividade desta Cooperativa tornou-se também necessária a criação de uma Comissão Interna adjunta à Direção encarregada de assumir a execução do trabalho desta Cooperativa até à Assembleia Geral Ordinária realizada em 1968-03-30. Esta foi constituída por Maria Manuela Antunes, Maria Isolina Paulino, Jorge Bessa Castro, António César Oliveira, José Carlos Marques e Rui Aguiar Vieira. Em março de 1968 foram eleitos novos corpos sociais, que não contaram com a presença de Francisco Sá Carneiro. Mário Brochado Coelho foi eleito Presidente da Assembleia Geral. O Presidente da Direção nomeado foi Rui Aguiar Vieira. Foi também criada uma equipa de colaboradores do secretariado da Direção.

A 7 de maio de 1969 esta Cooperativa fez uma reunião geral de sócios onde foi eleita uma Comissão de Gestão que esteve em funções até 15 de março de 1970. A 31 de março de 1970 foram eleitos novos corpos sociais, sendo nomeado Presidente da Direção José Soares Martins.

No dia 3 de março de 1972 esta Cooperativa foi oficialmente extinta.
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei n.º 16/93, de 23 de Janeiro).
Custodial history
Documentação proveniente da "Confronto - Cooperativa de Promoção Cultural, S.C.R.L." que se encontrava na posse de um dos seus sócios fundadores Mário Brochado Coelho (e Presidente da primeira Direção). Entre os anos de 2002 e 2010, com o intuito de realizar uma publicação sobre esta Cooperativa, Brochado Coelho recuperou e organizou mais alguns documentos juntos de outros associados, tendo como principal objetivo, reunir os diversos documentos dispersos após o encerramento da sede desta Cooperativa.
Acquisition information
Doação efetuada por Mário Idalino da Costa Brochado Coelho no dia 22 de dezembro de 2014.
Scope and content
De acordo com a circular de 1966-07-16 "a cooperativa deveria por um lado, assegurar um diálogo amplo entre os seus sócios através de realizações tais como colóquios, encontros e sessões de convívio num sentido de valorização da atividade de cada um, profissional ou não e tendo também em conta a necessidade de aproximação cultural entre os diferentes meios sociais; por outro lado, deveria a cooperativa, partindo da consideração de toda uma atividade já existente na cidade e na qual alguns dos sócios estarão provavelmente empenhados, dar todo o apoio possível a essa atividade e criar novas iniciativas onde fossem mais necessárias e eficientes, evitando, sempre que possível, lacunas e duplicações de esforços."

Este fundo é constituído pelas seguintes secções orgânicas: Direção, Assembleia Geral, Secção de Convívio, Secção de Educação e Ensino, Secção de Estudos do Trabalho, Secção Universitária. Por sua vez, a secção documental "Direção" é composta pelas seguintes subsecções orgânicas - Serviço de Biblioteca, Serviço de Informação, Serviço de Intercâmbio e Tempos Livres, Grupo de Análise do Porto, Grupo de Alfabetização do Porto; e funcionais - Atividade editorial, Ação e promoção cultural. É ainda composto pelas seguintes secções funcionais: Constituição e regulamentação, Planeamento e controlo, Gestão administrativa e financeira, Relação institucional, Relação com os sócios. Por sua vez, a secção documental "Relação institucional" é composta pela subsecção: Reuniões Interorganismos do Porto.
Arrangement
Classificação orgânico-funcional e ordenação cronológica dentro de cada série.
Access restrictions
Unidades arquivísticas sem acesso condicionado.
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo ao número, tipo de documentos, estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
Por (português), spa (espanhol), fre (francês), ger (alemão), ita (italiano), eng (inglês), heb (hebraico)
Physical characteristics and technical requirements
Documentos em bom estado de conservação.

Todos os documentos possuem cópias de consulta em formato digital.
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística
Related material
Relações de complementaridade:

- Fundo PT/ADPRT/PSS/MBC;

- COELHO, Mário Brochado - "Confronto - Memória de uma Cooperativa Cultural, Porto 1966-1972". Porto: Edições Afrontamento, 2010. ISBN 978-972-36-1096-3. (PT/ADPRT/PSS/MBC/0001)
Notes
» Elemento de informação "História custodial e arquivística": Mário Brochado Coelho menciona no seu livro (PT/ADPRT/PSS/MBC/0001) que José Soares Martins, Presidente da Direção à data da extinção desta Cooperativa, refere o seguinte: após a sua assinatura do auto de notificação entregue pela PSP do Porto, a "(…) preocupação de todos os sócios presentes virou-se para a salvaguarda imediata de toda a documentação e bens da Cooperativa que ainda se encontravam na sede. Tudo foi feito em regime de emergência com receio da sua apreensão pela polícia, o que veio, infelizmente, a originar o extravio de muitos documentos e livros."



» Quando neste elemento de informação se faz menção a: "Mário Brochado Coelho refere na BD Access" (descrita em PT/ADPRT/PSS/MBC/001/0001), diz respeito a dados informativos retirados da mesma para complementar as descrições elaboradas, por se considerarem referências importantes para: a compreensão em particular de cada uma das descrições nas quais aparecem, e o entendimento global da diversidade de atividades desenvolvidas e relações estabelecidas por esta Cooperativa (ver fundo PT/ADPRT/PSS/MBC).
Creation date
03/11/2016 15:40:38
Last modification
05/01/2024 16:46:13