Auditório Nacional Carlos Alberto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/EMP/ANCA
Title type
Formal
Date range
1971-05-31 Date is certain to 2004-12-31 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
541 Maços
87 Capas
251 Outros
26 Livros
124 Capilhas
12 Pastas
Biography or history
O Teatro Carlos Alberto foi inaugurado a 14 de outubro de 1897, homenageando o Rei Carlos Alberto, do Piemonte, Sardenha (Itália).

Este primeiro espaço, edificado por iniciativa do empresário Manuel da Silva Neves, seria o que na época se denominava Teatro-Circo.

Posteriormente, numa altura em que este edifício se encontrava quase exclusivamente remetido à exibição de filmes, a antiga Secretaria de Estado da Cultura arrendou deste espaço, por um período de 5 anos (renovável), considerando a necessidade de dotar a cidade do Porto com uma sala de espetáculos polivalente.

Assim, no princípio de 1979, iniciaram-se as negociações com a "Empresa Cinema Trindade Limitada", proprietária do então denominado Cinema Carlos Alberto.

O Auditório Nacional Carlos Alberto abriu as suas portas no dia 29 de setembro de 1980 e passou a acolher uma programação mais diversificada.

Em março de 2000 terminou com uma festa sugestivamente intitulada "DesANCA – Destruição Sistemática do Auditório Nacional Carlos Alberto".

Com a aproximação do evento "Capital Europeia da Cultura", o edifício foi adquirido pela "Sociedade Porto 2001" e ocorreram transformações decorrentes dos investimentos e programas no âmbito dessas comemorações.
Geographic name
Porto
Legal status
A comunicabilidade dos documentos está sujeita ao regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei n.º 16/93, de 23 de Janeiro).
Functions, ocupations and activities
Inicialmente, este espaço estava preparado para espetáculos de teatro declamado, mas apresentava também, a versatilidade de transformar a plateia em pista de circo.

Esta sala de espetáculos, palco de inúmeras operetas, teve o seu momento de glória entre 1900 e 1920, altura em que nela se apresentaram alguns dos mais importantes atores portugueses.

Restaurado durante o final da década de 60, transformou-se em cinema de estreias, apresentando nessa altura filmes de qualidade.

Essa atividade terminou com o aluguer pelo Estado, anteriormente na dependência da Delegação Regional do Norte da Secretaria de Estado da Cultura, que depois de importantes obras, o transformou em Auditório Nacional.

Apresentava quatro modalidades de funcionamento: a) cedência gratuita - Cineclubes, Orquestra Sinfónica do Porto, Companhia Nacional de Bailado; b) cedência por aluguer - agentes culturais, centros de cultura e desporto, associações de estudantes, FITEI, FantasPorto; c) organizações conjuntas com agentes culturais - Institutos de Cultura estrangeiros radicados no Porto, Câmara Municipal do Porto, Fundação Calouste Gulbenkian; d) produções próprias. Todas as atividades, à excepção da a), eram suportadas pelo orçamento do ANCA atribuído pelo Estado e por receitas de bilheteira.

Em 1998, com a integração do ANCA no IPAE - Instituto Português das Artes do Espectáculo, este espaço pôde cumprir os objetivos apontados para este equipamento cultural.
General context
Espetáculos nos seguintes campos: cinema, música, dança, teatro, entre outras artes do palco.
Custodial history
O ANCA, desde a sua génese, foi uma entidade de acolhimento artístico. Posteriormente, enquanto "Unidade de Extensão Artística" do IPAE, começa a sua atividade programadora.

Anteriormente, foram anos de indefinição, quanto ao seu estatuto de instituição tutelada pelo Estado, subordinada à SEC – Secretaria de Estado da Cultura e depois ao IAC – Instituto das Artes Cénicas, e também, quanto à função específica que este espaço deveria desempenhar no tecido cultural da cidade invicta.

A partir de setembro de 1998, o ANCA pertencente ao IPAE, constituiu-se como um espaço multidisciplinar, exercendo um critério de programação democrático, apostando numa atitude educacional em relação às estruturas e público acolhidos, e teve como principal objetivo, apoiar o trabalho das jovens estruturas artísticas e criadores do País (e mais especificamente do Porto) no domínio das Artes do Espetáculo.

Com o início da sua atividade como extensão artística, surge também a intenção de aquisição e transformação arquitetónica do ANCA. Este processo teve o seu primeiro passo na aquisição do edifício à "Empresa Cinema Trindade, Lda." em outubro de 1999.

Em fevereiro de 2003, o Teatro Carlos Alberto é integrado no TNSJ, inserindo-se a respetiva programação no projecto artístico deste Teatro Nacional.

Após restruturações, o renovado TeCA abriu portas na noite de 15 de setembro de 2003.
Acquisition information
Transferência de documentação com alteração de custódia, efetuada pelo TNSJ - Teatro Nacional São João, no dia 6 de junho de 2019.
Scope and content
O ANCA pode, dar e ser, testemunho artístico do século XX. Criou um elo de fundamental importância para a multiplicidade da vida cultural do Porto e o seu contributo para o desenvolvimento das artes performativas em geral teve um alcance que não se restringe geograficamente a esta cidade.

Contém documentos produzidos e recebidos que espelham a atividade de um equipamento cultural de média dimensão, prestando um serviço público, o qual se traduz no acolhimento e criação de projetos de média ou pequena dimensão na área das artes do espetáculo.

Inclui duas séries documentais com referência a anteriores designações do ANCA: "SR010: Registos de funcionários do Cinema Carlos Alberto" e "SR011: Coleção de carimbos institucionais", onde alguns desses carimbos são respeitantes à denominação Cinema ou Cine-Teatro.
Arrangement
Classificação orgânico-funcional.
Access restrictions
Unidades arquivísticas sem acesso condicionado.
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo ao número, tipo de documentos, estado de conservação ou o fim a que se destina.
Language of the material
por (português), eng (inglês), fre (francês), spa (espanhol), ger (alemão), ita (italiano), chi (chinês)
Physical characteristics and technical requirements
Documentação em bom estado de conservação.
Other finding aid
DigitArq (Base de Dados de Descrição Arquivística).
Notes
Alguma legislação:

- Despacho n.º 127/80 de 21 de abril;

- Decreto-Lei n.º 7/94 de 12 de janeiro;

- Despacho n.º 28/94 de 30 de abril;

- Decreto-Lei n.º 149/98 de 25 de maio e Decreto-Lei n.º 109/99 de 31 de março;

- Decreto-Lei n.º 21/2003 de 3 de fevereiro (Lei n.º 32-B/2002 de 30 de dezembro e Rect. n.º 2/2003 de 15 de março).
Creation date
27/04/2021 11:11:48
Last modification
27/09/2024 16:17:38