Banco Pinto da Fonseca e Irmão

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADPRT/EMP/BPFI
Title type
Formal
Date range
1893-05-10 Date is certain to 1940-12-31 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
58 Maços
136 Livros
4 Capas
16 Macetes
2 Pastas
1 Capilhas
1 Caixas
Biography or history
A Firma Pinto da Fonseca & Irmão era uma sociedade em nome colectivo com sede no Porto,qualidade que consta da escritura de modificação social celebrada no cartório do notário António Mourão do Porto, em 11 de Maio de 1920 a folhas 31do livro nº 922 B.

Segundo as actas de 1922, Joaquim Pinto da Fonseca Júnior,casado com Maria das Dores Malheiro Burmester Pinto da Fonseca era sócio gerente da firma Pinto da Fonseca e Irmão.

Joaquim Pinto da Fonseca e Irmão, seria igualmente um dos sócios da sociedade por cotas Taveira Laidley, sociedade esta que se dedicava à exploração da industria de barcagens, cargas e descargas, reboques, e todos os serviços inerentes ao tráfego fluvial e marítimo.

Em 1928 a caixa geral de depósitos abre à Firma Pinto da Fonseca & Irmão, um crédito de cinco milhoes de escudos, sendo a fiadora a Companhia Geral de Credito Portugûes.

Em 1929 eram sócios e gerentes da Firma Pinto Fonseca , com sede na Praça da Liberdade, nº 34 e 37 no Porto, Joaquim Pinto da Fonseca Junior e Carlos Pinto da Fonseca.

Em 29 de Janeiro de 1931 é decretada a liquidação da casa bancária por portaria publicada no Diário do Governo nº 24, 2ª série. Neste mesmo ano a casa bancária Pinto da Fonseca e Irmão, pede autorização ao ministro das finanças, para passar a banco,pedido este que se harmoniza com as leis em vigor e que traz vantagens de ordem económica.

Em 1932 são penhorados móveis à casa Pinto da Fonseca.
Geographic name
Porto
Legal status
A comunicabilidade dos documentos, está sujeita à legislação que rege o regime geral dos arquivos e do património arquivístico (Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de Janeiro) e a legislação mais específica de acordo com os casos
Custodial history
Após o encerramento de actividades a documentação foi enviada para a Delegação no Porto da Inspecção do Crédito Bancário e posteriormente remetida aos Serviços do Ministério das Finanças. Em 1987, a Direcção de Finanças do Distrito do Porto, transferiu a documentação para o Arquivo Distrital do Porto na sequência do Despacho da Secretária do estado da Cultura de 28 de Outubro de 1987.

De salientar que a documentação deste fundo sofreu uma parcial destruição, devido a incúria e abandono o que afecta a sua integridade.
Acquisition information
Transferência da Direcção de Finanças do Distrito do Porto em 1987.
Scope and content
Documentação relativa à actividade do banco, destacando-se os copiadores de correspondência nacional e estrangeira, os livros de razão, diário, inventários e balanços, balancetes, depósitos noutras instituições bancárias, contas correntes, devedores e credores gerais, relatórios de inspecção às dependências, registos de títulos descontáveis a receber, documentos notariais e judiciais, índices, processos de liquidação etc.

De salientar numerosa documentação relativa à sociedade por cotas Taveira que explorava serviços de transportes marítimos e que teria ligação com o Banco Pinto da Fonseca e irmão.
Arrangement
Classificação orgânico-funcional e ordenação cronológica.
Access restrictions
Unidades arquivísticas de acesso condicionado, devido ao estado de conservação
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo, ao número, tipo de documentos, estado de conservação e o fim a que se destina
Language of the material
Por (português)
Physical characteristics and technical requirements
Regular
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística

Em 1993 foi publicado pelo Arquivo Distrital do Porto, o Guia do Arquivo que esteve em uso até 2005.
Creation date
26/06/2012 00:00:00
Last modification
08/01/2024 12:02:03