Taveira Laidley & Cª ; LDA.

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/ADPRT/EMP/BPFI-Taveira
Title type
Formal
Date range
1917-01-02 Date is certain to 1932-07-31 Date is certain
Dimension and support
Papel
Biography or history
Sociedade por cotas, constituida no Porto por escritura de 15 de Novembro de 1920 no notário José Oliveira Mourão

Tinha sede na Rua Mouzinho da Silveira nº 6 na cidade do Porto e tinha como objectivo exclusivo a exploração da industria de barcagens, cargas e descargas, reboques, guindastes e todos os serviços inerentes ao tráfego fluvial e maritimo de cabotagem.

O capital da sociedade era de 2.000.000$00 distribuidos por diversos sócios (Companhia Açoreana de Navegação e Pescarias ; Jorge Frederico Laidley ; Joaquim Pinto da Fonseca Junior ; Alberto Júlio Costa Lobo da Bandeira ; Banco Comercial do Porto ; Pinto da Fonseca & Irmão ; Flavio Borges do Rego ; Capitolina Pinto da Fonseca Novaes ; Marques Pinto e Cª Limitada ; José Frederico Gerstlacher ; José António Taveira Pereira ; Januário Vieira entre outros)

Em 1920 as cotas eram detidas por Pinto da Fonseca e Irmão, José António Taveira Pereira e José Isidro da Silva Campos.

Em 1922 agenciava os navios "Açoreano" e " Miramar", num serviço anunciado para Rouen e portos do canal de Bristol. Foi armadora do navio-motor "Merwestein". Esta sociedade fazia reboques, barcagens e fragatagens no Rio e em Leixões. Fazia import e export de anthracite, carvão inglês, toros de pinheiro e arcos de ferro. A frota maritima, propriedade da firma era constituida por 2 rebocadouros " Douro" e "Leão" e pelas seguintes fragatas : Figueira da Foz ; Nossa Senhora de Belém ; Cascaes ; Arrabida ; Bussaco ; Estoril ; Serra do Pilar.

Em 1924 há a modificação do pacto social.

Nas actas de 1927 há a referência ao aumento de juros do débito da Sociedade Taveira aos Senhores Pinto da Fonseca e Irmão e à venda do rebocador "Leão".

Nas actas de 1928 referência à perda do rebocador "Douro" e à venda do material fluvial para pagamento do débito aos Senhores Pinto da Fonseca.

Em Março de 1929 em acta do Conselho fiscal fala-se em se proceder à liquidação dos débitos da sociedade. Em Novembro do mesmo ano é feita uma relação dos valores penhorados à executada Taveira Laidley e Cª Limitada a requerimento da Firma Pinto da Fonseca e Irmão.
Acquisition information
Incorporação
Scope and content
Documentação relativa à actividade da firma sendo de referir as agendas referentes aos transportes maritimos, os diários nauticos, os copiadores de facturas maritimas e a numerosa correspondência nacional e correspondência de firmas estrangeiras ligadas ao ramo da importação e exportação
Arrangement
Classificação funcional e ordenação cronológica.
Language of the material
Por (português)
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística
Creation date
26/06/2012 00:00:00
Last modification
08/11/2016 14:43:31