Departamento de Manutenção

Description level
Section Section
Reference code
PT/ADPRT/EMP/STCP/DM
Title type
Formal
Date range
Date is certain to 2000-07 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
5 Livros
108 Maços
1 Macetes
7 Outros
Biography or history
A Direccção Adjunta de Conservação é herdeira do Serviço de Oficinas e Depósitos e Oficinas Gerais (até 1946 CCFP) e posteriormente já na fase STCP, pelo menos até 1952 (Fonte: desenho técnico I/113/MCE:2001.333) era uma Direcção designada "Oficinas Gerais e Depósitos". Era composta por um Gabinete de Desenho, Escritório, Secção de Metalurgia (fundição, forjas, controlers, tornos, serralharia, trucks), Secção de Pintura, Secção de Bobinagem, Secção de Carpintaria, Secção de Correaria, Secção de Remises (Boavista e Massarelos).

Em 1967, é criada a Direcção-Adjunta de Conservação devido à descentralização das funções da Direcção (única), dirigia os serviços de: fundição, oficinas e carroçarias, conservação de autocarros, conservação de troleicarros, inspecção de material, conservação de instalações fixas: Via (obras novas e conservação). Obras (construção e conservação de edifícios), Instalações Eléctricas (rede eléctrica, outras instalações eléctricas) e Aprovisionamentos.

Em 1981, a Direcção de Equipamento substituiu a Direcção Adjunta de Conservação.

Em 1988 é Subdirecção de Produção Industrial que superintende a Divisão de Grande Manutenção e Divisão da Produção, e, em 1998 é criada a UGM (Unidade de Gestão e Manutenção) como unidade de gestão autónoma com o objectivo de reorganizar e racionalizar as actividades de manutenção da frota, da via e das instalações existentes.

Em 2004 por ordem de serviço OR 05.04 transforma a UGM em DM (Departamento de Manutenção).

Scope and content
Esta direcção é herdeira do Serviço de Oficinas e Depósitos e Oficinas Gerais (até 1946 CCFP) e posteriormente já na fase STCP designada pelo Serviço de Oficinas Gerais dependente da Direcção (única). Abarcava a: secção de metalurgia, subsecção de fundição, subsecção de ferramentaria, subsecção de forjagem, secção eléctrica, secção de pintura e secção de carpintaria.

1967 – É criada a Direcção-Adjunta de Conservação devido à descentralização das funções da Direcção (única), dirigia os serviços de: fundição, oficinas e carroçarias, conservação de autocarros, conservação de troleicarros, inspecção de material, conservação de instalações fixas: Via (obras novas e conservação). Obras (construção e conservação de edifícios), Instalações Eléctricas (rede eléctrica, outras instalações eléctricas) e Aprovisionamentos.

1981 – A Direcção de Equipamento substituiu a Direcção Adjunta de Conservação.

1988 – Subdirecção de Produção Industrial que superintende a Divisão de Grande Manutenção e Divisão da Produção.

1998 - Criada a UGM (Unidade de Gestão e Manutenção) como unidade de gestão autónoma com o objectivo de reorganizar e racionalizar as actividades de manutenção da frota, da via e das instalações existentes.

2004 - a OR 05.04 transforma a UGM em DM (Departamento de Manutenção)

Language of the material
Por (português)
Creation date
27/06/2012 00:00:00
Last modification
06/07/2023 11:55:42