Central Massarelos

Description level
Section Section
Reference code
PT/ADPRT/EMP/STCP/CM
Title type
Formal
Date range
1910 Date is certain to 1996-12-31 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
97 Livros
156 Maços
14 Outros
1 Caixas
3201 Páginas
401 Folhas
Biography or history
Por escritura de 6 de Junho de 1911,(…), a CCFP obrigou-se perante a Câmara Municipal do Porto a construir uma nova Central Eléctrica e a pô-la em condições de funcionar dentro do prazo de três anos, sob pena de multa de 25$00 por dia além desse prazo.

O projecto da Central Termo-Eléctrica de Massarelos foi traçado em 1909 pelo Engº Luís Couto dos Santos e por si complementado em Maio de 1912. Na central estavam instalados os serviços responsaveis pela produção e manutenção da rede eléctica.

A central de Massarelos transita da Companhia Carris de Ferro do Porto para o Serviço de Transportes Colectivos do Porto em 1946. Está activa com toda a sua capacidade produtiva até 1960.

A Central é desactivada em 1961 e passa a funcionar como Subestação até aos dias de hoje. No entanto, são colocados outros serviços no espaço da central entre eles, a Subdirecção de Instalações Fixas com (rede e catenária, estudos e empreitadas e projectos e obras), o Museu do Carro Eléctrico, e as duas naves primitivas são ocupadas por oficinas e Estação de Recolha de Massarelos (EM).

1975 -Estação de Recolha de Massarelos (EM). O seu enquadramento orgânico é na Direcção Adjunta de Conservação

1992 – Uma nave é reservada para Museu do Carro Eléctrico. DOP e DM também têm serviços instalados em Massarelos em 2006.

Scope and content
A central de Massarelos inaugurada em 1915 transita da Companhia Carris de Ferro do Porto para o Serviço de Transportes Colectivos do Porto, em 1946. Está activa com toda a sua capacidade produtiva até 1960.

Em 1961 a Central é desactivada. Passa a funcionar como Estação de Recolha, Subestação, e oficinas com a designação

de Estação de Recolha de Massarelos (EM). O seu enquadramento orgânico é na Direcção Adjunta de Conservação.

Em 1992 uma nave é reservada para Museu do Carro Eléctrico. DOP e DM também têm serviços instalados em Massarelos em 2006.

Esta secção é composta pela documentação administrativa da Central de Massarelos.

Funções de produção de energia eléctrica entre 1915 e 1961. Gestão dos seus recursos humanos (entre as séries documentais podemos encontrar o cadastro de pessoal da central), Controlo de gastos e trabalhos diários (diários da central elaborados pelos chefes de turno, registos de avarias da central e subestações, livros de conta corrente, registos de facturas, orçamentos, projectos e desenho técnico).
Language of the material
Por (português)
Creation date
6/27/2012 12:00:00 AM
Last modification
9/22/2023 12:55:58 PM