Publicações periódicas recebidas

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADPRT/AC/CD/CDPRT/008
Title type
Atribuído
Date range
1977-01-01 Date is uncertain to 1979-09-30 Date is uncertain
Dimension and support
papel
Extents
2 Maços
Biography or history
O Comissariado considerou conveniente estabelecer contactos com outras entidades que, por várias razões de ordem técnica e legal, estavam afetas às questões emergentes da problemática geral dos desalojados. Isto porque, a atuação do Comissariado encontrava-se relacionada, não apenas e somente com os desalojados como sujeitos de um processo, mas também, com diversas entidades estrangeiras, tais como Embaixadas, Legações e Consulados, além das organizações da ONU, CVI, entre outras. Através destas entidades o Comissariado recebeu donativos, quer em dinheiro, quer em espécie, que procuravam minorar as dificuldades que afligiam e atingiam os milhares de desalojados acolhidos em Portugal.



Com estes propósitos, o Comissariado pensou que a publicação de um "Boletim Informativo" mensal, seria o melhor e mais ajustado veículo de comunicação com as várias entidades oficiais interessadas na atividade do organismo, com as Comissões Regionais, Distritais e Concelhias, e destas, com os desalojados, que teriam, assim periodicamente, conhecimento mais facilitado e correto das linhas de orientação prosseguidas pelo Comissariado, cujos aspetos essenciais, consideravam dar a conhecer e ter presentes, tantas eram as questões essenciais que precisavam de constante atenção e análise.

O Boletim reproduzia, toda a legislação e demais providências legais referentes aos desalojados, assim como notas oficiosas e comunicados aos orgãos de comunicação social, cuja divulgação consideravam que convinha reter, reunindo assim desta forma, um vasto acervo de material de estudo e de análise, com o objetivo principal de ser um contributo valioso na tentativa de integrar os desalojados dos ex-domínios coloniais na sociedade nacional, com todos os seus complexos aspetos sociais e políticos.



Para que os setores tutelares e interessados pudessem estar a par da atividade desenvolvida e da posição dos objetivos programados pelo Comissariado, este organizou a "Informação Periódica".
Scope and content
As publicações periódicas comunicavam disposições legais e administrativas, que serviram de suporte à ação e atuação interna do Comissariado, eram um veículo de ligação com as entidades externas e resumiam o maior número de informações ligadas ao setor.

Tinham como objetivo contribuir para uma melhor compreensão dos problemas a resolver, nos quais os desalojados, face às situações concretas em que estavam situados, tinham necessariamente uma palavra a dizer, bem como proporcionar a todos quantos tinham de lidar com os desalojados, os meios indispensáveis ao rápido e expedito acesso a essa problemática.
Language of the material
por (português)
Creation date
08/05/2018 13:51:32
Last modification
21/08/2019 15:14:08