Secção de Alojamentos

Description level
Section Section
Reference code
PT/ADPRT/AC/IARN-IARNPRT/ALJ
Title type
Formal
Date range
1973-10-21 Date is certain to 1982-02-03 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
731 Maços
1 Capilhas
1 Livros
Biography or history
Serviço Técnico do IARN.

Anteriormente denominada de Setor de Alojamentos e Departamento de Alojamentos.

A secção de Alojamentos desempenhava um papel fulcral na missão do IARN e integrava, em março de 1976, o maior número de funcionários da Delegação do Porto.

De acordo com a reestruturação orgânica de junho do mesmo ano, os Alojamentos passam a ser coordenados pela secção de Assistência. Em 1978, foram adstritas a esta secção, as secções de Ficheiro (anexada ao Controlo) e de Cantinas.

De acordo com a última mudança orgânica, em setembro de 1979 a secção de Alojamentos, não sofre qualquer alteração relativamente às suas funções e competências, mas passou a ser uma secção distinta, assim permanecendo, até à extinção deste Instituto em 1981.
Scope and content
Segundo a ordem de serviço nº 1/78 (de 14 de março), competia à secção de Alojamentos:

- controlo efetivo e permanente quer das unidades de alojamento quer dos utentes;

- gestão efetiva das unidades de alojamento à responsabilidade direta destes serviços;

- promover, em colaboração com a secção de Contabilidade, a cobrança das comparticipações dos utentes das unidades de alojamento;

- apoiar os Serviços Sociais no atendimento social e na análise casuística da população desalojada, instalada nas unidades hoteleiras.
Language of the material
por (português)
Notes
Elemento de informação “História administrativa”: o Ficheiro Central desempenhava um papel relevante como setor anexo ao Controlo, uma vez que fornecia todas as informações para o controlo dos alojamentos, incluindo as relativas ao ativo e passivo dos mesmos. De facto, tal era imprescindível para o Controlo, na medida em que este setor visava também a faturação das unidades hoteleiras.
Creation date
29/11/2012 00:00:00
Last modification
15/07/2020 12:11:52