Ficheiro Geral

Description level
Subsection Subsection
Reference code
PT/ADPRT/AC/IARN-IARNPRT/SP-FG
Title type
Formal
Date range
1975-01-01 Date is certain to 1983-06-07 Date is certain
Dimension and support
Papel
Extents
10 Maços
1 Capas
Biography or history
Serviço Administrativo do IARN.

Englobava o Ficheiro Central e Geral.

Anteriormente denominado de: Ficheiro e Arquivo Central, Ficheiro Central e Estatística, Ficheiro Geral e Controlo, Controlo e Ficheiro, Arquivo Geral e Ficheiros de Controlo.

De uma forma genérica o Ficheiro Geral era um serviço transversal e complementar aos restantes serviços. O IARN considerava que a fim de evitar fraudes e para um melhor funcionamento dos serviços, deveria cada departamento enviar diariamente ao Ficheiro Central as informações julgadas necessárias. Considerava ainda que só com um ficheiro devidamente constituído é que poderia haver eficiência nos serviços e o IARN “deixaria de ser alcunhado de inoperante na presença de fraudes ou de necessidades”.

O Ficheiro Central desempenhava também um papel relevante como setor anexo ao Controlo, uma vez que fornecia todas as informações para o controlo dos alojamentos, incluindo as relativas ao ativo e passivo dos mesmos. De facto, tal era imprescindível para o Controlo, na medida em que este setor visava também a faturação das unidades hoteleiras.

Pela ordem de serviço nº 3/76, de 18 de junho (capítulo XII, nº 1), foi determinada a criação dum Ficheiro Central e Geral, com a finalidade de responder aos pedidos de informações das várias situações dos desalojados já fichados, ou a registar em ficha e que tivessem beneficiado de ajuda por parte do IARN. Simultaneamente foi iniciado um serviço de Estatística. Existiam assim, ficheiros dos Serviços Sociais, ficheiros dos Alojamentos e Reintegração, ficheiros do Controlo e das Cantinas.

Segundo informação do IARN de 25 de maio de 1977, o Ficheiro Central absorveu nessa data o trabalho que estava a ser executado pelo NECER.

No aditamento à ordem de serviço nº 1/78 (de 27 de junho), foi referido que todas as secções mensalmente deveriam atualizar e enviar os elementos estatísticos do seu trabalho ao Ficheiro Central.

A ordem de serviço nº 2/78 (de 31 de agosto) referia o seguinte:

- uma vez que os serviços laboravam fundamentalmente, em redor dos Alojamentos, não se justificava nessa altura a existência do Ficheiro Central e Estatística, pelo que esta secção foi aglutinada aos serviços de Controlo – Alojamentos, com a intenção primária e essencial de ser formado um único Ficheiro Geral e continuidade da elaboração duma estatística mensal exata, referente à atividade de cada setor. Os elementos que constituíam a equipa do ficheiro passaram a trabalhar em conjunto com os serviços de Controlo, no intuito de concluir o trabalho acima descrito.
Scope and content
O Ficheiro Central ocupava-se principalmente das seguintes funções:

- manutenção da atualização face aos elementos recebidos e às disponibilidades de pessoal;

- resposta às solicitações feitas por pedidos de informações;

- integração e absorção dos ficheiros de Controlo e da secção de Alojamentos (a partir de 1978).

Quanto ao Ficheiro Geral, o despacho nº 1/78 (de 14 de março) deliberou sobre as seguintes atividades:

- elaboração do ficheiro geral dos serviços;

- elaboração da estatística mensal das atividades dos vários setores dos serviços.
Language of the material
por (português)
Creation date
7/10/2012 12:00:00 AM
Last modification
7/15/2020 12:11:52 PM